Mini UPAs realizam mais de 600 atendimentos em 24h de funcionamento
Todos pacientes atendidos apresentaram quadro clínico considerado leve
Foto: Betto Jr./Secom
As quatro novas unidades de atendimento às síndromes gripais, também chamadas de mini Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), realizaram 654 atendimentos nas primeiras 24 horas de funcionamento. No total, foram 191 acolhimentos realizados na unidade do Imbuí, 208 em Itapuã, 155 no IAPI e 100 em Pirajá.
Cerca de 88% dos pacientes que procuraram os serviços apresentavam sintomas gripais, índice que correspondeu a 574 atendimentos no primeiro dia de oferta da assistência. As unidades também realizaram 476 testes rápidos para a Covid-19, com a identificação de 345 diagnósticos positivos. Além disso, todos os pacientes atendidos nas primeiras 24h apresentaram quadro clínico considerado leve.
As quatros unidades começaram a funcionar na última quinta-feira (20), em Salvador. Cada mini UPA é composta por cerca de 80 profissionais entre médicos, enfermeiros, assistente social, farmacêutico, nutricionista, técnico de enfermagem e demais trabalhadores. Juntas, as unidades têm a capacidade de atender cerca de mil pessoas por dia.