Brasil

Ministério da agricultura recolhe café torrado impróprio para consumo

Confira lista de marcas e lotes desclassificados após detecção de impurezas

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Ministério da agricultura recolhe café torrado impróprio para consumo

Foto: Reprodução / Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura divulgou na sexta-feira (28) uma lista de marcas e lotes de café torrado considerados impróprios para consumo. A decisão foi baseada em análises do Departamento de Inspeção do órgão.

De acordo com o governo, os produtos foram desclassificados após a detecção de matérias e elementos estranhos e impurezas acima dos limites permitidos pela Portaria nº 570. Esta legislação específica que matérias estranhas incluem grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras e sujeiras. Elementos estranhos envolvem grãos ou sementes de outros gêneros, corantes, açúcar, caramelo e borra de café solúvel ou de infusão. Já as impurezas compreendem cascas, paus e outros detritos do próprio pé de café.

Recolhimento obrigatório
Os produtos listados deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveis. O alerta do Ministério faz parte da Operação Valoriza, que realizou fiscalizações em todo o país entre 18 e 28 de março de 2024, resultando na coleta de 168 amostras de café.

Marcas e lotes atingidos
A lista de marcas e lotes desclassificados inclui:
Marca A, lote 1234
Marca B, lote 5678
Marca C, lote 91011
As empresas deverão retirar os produtos do mercado imediatamente para garantir a segurança do consumidor.

O Ministério reforça a importância da fiscalização contínua para assegurar a qualidade dos produtos alimentícios e proteger a saúde pública.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário