Ministério da Defesa anuncia Ordem do Dia alusiva ao 31 de março de 1964
Data marcou o início do Regime Militar no Brasil, que durou 21 anos
Foto: Arquivo/Acervo Nacional
Em nota publicada na noite desta quarta (30), o ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto anunciou a Ordem do Dia desta quinta alusiva ao 31 de março de 1964. A data representa o início do Regime Militar no Brasil, que durou 21 anos.
Segundo a pasta, o dia em que aconteceu a destituição de João Goulart foi um "marco histórico da evolução política brasileira, pois refletiu os anseios e as aspirações da população da época".
"As famílias, as igrejas, os empresários, os políticos, a imprensa, a OAB, as Forças Armadas e a sociedade em geral aliaram-se, reagiram e mobilizaram-se nas ruas, p/ restabelecer a ordem e p/ impedir que um regime totalitário fosse implantado no Brasil.", afirmou a pasta por meio das redes sociais.
Além disso, a nota afirma ainda que, em razão do regime, na época, "a sociedade brasileira conduziu um período de estabilização, de segurança, de crescimento econômico e de amadurecimento político, que resultou no restabelecimento da paz no país".
"Cinquenta e oito anos passados, cabe-nos reconhecer o papel desempenhado por civis e por militares, que nos deixaram um legado de paz, de liberdade e de democracia, valores estes inegociáveis, cuja preservação demanda de todos os brasileiros o eterno compromisso com a lei, com a estabilidade institucional e com a vontade popular.", conclui a nota assinada pelo ministro da Defesa.