Ministério da Defesa envia blindados para fronteira com a Venzuela
Veículos podem ajudar na segurança em momento de escalda de tensão entre Venezuela e Guiana
Foto: Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Ministério da Defesa deslocou 20 veículos blindados para reforçar a segurança da fronteira com a Venezuela. A informação foi confirmada pelo ministro da pasta, José Múcio, nesta segunda-feira (4).
O ministro afirmou que a operação já estava planejada para o combate ao garimpo na região, mas que as viaturas poderão ajudar na segurança da região. A área assa por uma escalada de tensão relacionada à disputa entre Venezuela e Guiana pelo território de Essequibo -um território que corresponde a cerca 70% do território atual da Guiana e concentra reservas de petróleo estimadas em 11 bilhões de barris.
A Venezuela considera Essequibo, também conhecido como Guayana Esequiba em espanhol, uma "área reivindicada" e geralmente a exibe riscada em seus mapas. Enquanto isso, a Guiana, que controla e administra a área, tem seis de suas 10 regiões administrativas lá.
No último domingo (3), a Venezuela organizou um referendo no qual 95% dos eleitores presentes votaram para que o país incorpore ao mapa venezuelano o território de Essequibo. O governo da Venezuela não é obrigado a executar o que determina o referendo, e ainda não está claro qual deverá ser a estratégia do regime chavista.