• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Ministério da Fazenda debate com bancos e varejo medida para diminuir juros do cartão de crédito
Economia

Ministério da Fazenda debate com bancos e varejo medida para diminuir juros do cartão de crédito

Fernando Haddad prometeu solucionar a questão em 90 dias

Por Da Redação
Ás

Ministério da Fazenda debate com bancos e varejo medida para diminuir juros do cartão de crédito

Foto: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está dialogando com instituições financeiras e o setor de varejo para buscar uma solução visando à redução dos juros no rotativo do cartão de crédito. Em junho, a taxa alcançou 437,3%. Esse tipo de juro, conhecido por ser o mais elevado no mercado financeiro, é aplicado por usuários que não conseguem quitar totalmente a fatura e optam pelo pagamento mínimo. Em recente entrevista à EBC, Haddad prometeu solucionar a questão em 90 dias.

À CNN, o deputado federal Alencar Santana (PT-SP) confirmou que o projeto de lei que receberá o conteúdo da medida provisória do Desenrola Brasil tratará também do patamar dos juros no rotativo do cartão de crédito. Segundo ele, “desenrolar” sem mexer no juro do rotativo é “tapar o sol com a peneira”.

O projeto de lei (PL) 2.685 de 2022, proposto pelo deputado Elmar Nascimento (União-BA) e relatado pelo petista, propõe um programa de renegociação de dívidas semelhante ao Desenrola. O texto inclui em seu décimo artigo a determinação de que o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabelecerá um limite para as taxas de juros aplicáveis ao rotativo, além de permitir uma reavaliação periódica desse limite.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.