• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério da Justiça pede retirada de Kinder Ovo após casos de contaminação na Europa
Brasil

Ministério da Justiça pede retirada de Kinder Ovo após casos de contaminação na Europa

De acordo com a pasta, o produto foi responsável por dezenas de casos de salmonela na Europa

Por Da Redação
Ás

Ministério da Justiça pede retirada de Kinder Ovo após casos de contaminação na Europa

Foto: Divulgação

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou nesta quarta-feira (13) que a empresa Ferrero Brasil formalize o recall do chocolate Kinder ou esclareça as medidas adotadas para evitar infecção aos consumidores brasileiros, depois que dezenas de casos de salmonela causados pelo chocolate na Europa resultaram na retirada do produto das prateleiras.

“Considerando que, até então, a Ferrero do Brasil não emitiu comunicado específico destinado à Senacon, a referida empresa foi notificada em prol da transparência nas relações de consumo. Recomenda-se que as subsidiárias e importadoras de fornecedores de produtos e serviços informem às autoridades brasileiras competentes que os produtos ou serviços objeto do recall no exterior não atingiram o mercado brasileiro. Se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente”, ressalta a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em nota.

Foi estipulado à empresa, um prazo de 72 horas, a partir do recebimento da notificação, para formalizar o recall ou prestar os devidos esclarecimentos. Caso os produtos não tenham chegado ao mercado brasileiro, o procedimento é arquivado. No entanto, se o produto tiver indícios de risco aos consumidores em território brasileiro, o fornecedor deve formalizar o recall imediatamente.

De acordo com a Food Standards Agency (FSA) da Grã-Bretanha, o recall afeta principalmente o produto Kinder Surprise.

A Ferrero Brasil informou, através de nota, que ainda não recebeu qualquer notificação oficial da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Também questionou o uso da palavra 'recall' na nota emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Segundo a empresa, "não se pode falar de recall porque a companhia sequer recebeu produtos oriundos da Bélgica". Reiterou que o recall voluntário que vem sendo realizado em outros países refere-se apenas a produtos das linhas Kinder Surprise, Kinder Mini Eggs, Kinder Surprise Maxi 100g e Kinder Schokobons fabricados em Arlon, Bélgica. 

A companhia ainda retificou que estes produtos não são vendidos pela Ferrero no Brasil. Ainda segundo a nota, "a Ferrero entrou em contato voluntariamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esclarecendo os fatos e colocando-se à disposição para quaisquer informações adicionais."

A empresa também lamentou a situação e afirmou que tomará "todas as medidas necessárias para preservar a total confiança de nossos consumidores."

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.