Ministério da Justiça solicita abertura de inquérito para investigar vazamento de dossiê
Documentos inclusos no dossiê foram enviados ao Congresso Nacional na última terça (11)
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou na última terça-feira (11) que pediu à Polícia Federal a abertura de inquérito policial para investigar "vazamentos de informações e conteúdos de documentos relacionados à atividade de inteligência". A solicitação foi realizada diante da polêmica envolvendo um relatório produzido pela Secretaria de Operações Integras (Seopi) que investigou 579 servidores da área de segurança pública e professores opositores ao governo Bolsonaro.
Semana passada, o ministro André Mendonça determinou a abertura de sindicância para apuração da criação do relatório contra servidores. A existência do dossiê foi revelada pelo portal UOL. Foi enviado à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) também na última terça "informações e documentos necessários para a realização da atividade de controle e fiscalização externos da atividade de inteligência" referentes ao relatório.
O ministro André Mendonça prestou depoimento de mais de três horas na última sexta-feira (7) à comissão para falar sobre as atividades de inteligência de segurança pública desenvolvidas pela Diretoria de Inteligência da Seopi. Durante o momento de fala, ele admitiu existir o relatório, porém, não deu detalhes sobre o conteúdo.
De acordo com informado pelo ministério, Mendonça respondeu a todas as perguntas e afirmou que não admite "ato ou conduta à margem dos princípios constitucionais ou das normas que regem a atividade de inteligência, especialmente se tiver por fim a prática de perseguição ou cerceamento de liberdades individuais de quem quer que seja".