Ministério da Saúde abre comitê de combate à varíola dos macacos
Centro de Operação de Emergências deve funcionar a partir desta sexta (29)
Foto: CDC
O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (28) o desenvolvimento de comitê de emergência voltado ao combate à varíola dos macacos no Brasil. As informações são do O Globo.
Segundo a pasta, a previsão é que Centro de Operação de Emergências (COE) comece a funcionar ainda nesta sexta-feira (29). No local, será feita a elaboração de um plano de contingência do surto da doença no país.
“O controle da varíola dos macacos é prioridade para o Ministério da Saúde, que realiza o constante monitoramento da situação epidemiológica para orientar ações de vigilância e resposta à doença no Brasil”, afirmou o ministério.
Nesta quarta-feira (27), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já havia anunciado a criação do próprio comitê técnico de combate à Monkeypox, nome científico da doença, como forma de acelerar o desenvolvimento de ações que envolvam pesquisas clínicas e autorização de vacinas e medicamentos.
Até o momento, o Brasil conta com 978 casos confirmados da doença. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram o número de diagnósticos.