Ministério da Saúde abre consulta pública sobre vacina contra herpes-zóster
Processo segue aberto até 6 de outubro; saiba como participar

Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva
O Ministério da Saúde abriu nesta quarta-feira (17) uma consulta pública para discutir a inclusão da vacina contra o herpes-zóster no Programa Nacional de Imunização (PNI). O processo segue aberto até 6 de outubro, na plataforma Participa + Brasil (clique aqui).
Até agora, já foram registradas 75 contribuições. Qualquer pessoa pode participar, preenchendo o formulário eletrônico. É permitido anexar até dois arquivos com sugestões ou documentos de apoio, desde que não contenham dados pessoais, informações sensíveis ou materiais de terceiros sem autorização.
A proposta prevê a vacinação de idosos com 80 anos ou mais e de pessoas imunocomprometidas a partir dos 18 anos. Todas as contribuições recebidas serão analisadas pela comissão técnica responsável, que decidirá sobre a incorporação da vacina.
Herpes-zóster
Também conhecido como cobreiro, o herpes-zóster é causado pela reativação do vírus da catapora (varicela-zóster). A doença costuma afetar idosos e pessoas com imunidade baixa, provocando dor intensa, febre, manchas e bolhas na pele.
Entre 2008 e 2024, o SUS registrou mais de 85 mil atendimentos ambulatoriais e 30 mil internações por herpes-zóster. No período de 2007 a 2023, foram contabilizadas 1.567 mortes associadas à doença, a maioria em pessoas com 50 anos ou mais.