Ministério da Saúde ainda não divulgou calendário de distribuição de vacinas
Na terça, 3,2 milhões de unidades dos novos imunizantes foram entregues por fabricantes ao governo federal
Foto: Reprodução
3,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19: 2 milhões são de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 1,2 milhão da CoronaVac foram entregues ao Brasil nesta terça-feira (23). O Ministério da Saúde não informou quando as doses chegarão a cada estado.
Vacinas em falta
As novas doses dos imunizantes representam, para alguns estados, o primeiro grande carregamento desde a distribuição inicial de vacinas pelo país. Várias cidades tiveram que suspender ou restringir a vacinação por falta de doses.
Até o momento, apenas 6 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma das duas vacinas. O total representa menos de 8% das cerca de 77 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários de imunização, e menos de 3% da população do país.
Na terça-feira (23), a Anvisa autorizou o registro definitivo da vacina da Pfizer no Brasil, o que permite a importação do imunizante. Apesar de ter sido testada no país, ela ainda não está disponível para a população.
A farmacêutica afirmou, no início do ano, ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada. O Ministério da Saúde disse que as doses propostas pela Pfizer causariam "frustração" aos brasileiros.
Bahia
Documentos obtidos pela TV Globo indicam que a Bahia vai receber 129.500 doses da vacina de Oxford e 79.200 da vacina Coronavac. Ao todo, o estado vai receber 208.700.
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou, nesta quarta-feira (24), que a Bahia torno de 8% das doses. Cerca de 160 mil doses.