• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde compra insulina de fabricante sem registro na Anvisa

Ministério da Saúde compra insulina de fabricante sem registro na Anvisa

No entanto, unidades possuem registro em países com agências do ICH

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde compra insulina de fabricante sem registro na Anvisa

Foto: Agência Brasil

O Ministério da Saúde informou na segunda-feira (15) que assinou um contrato de aquisição emergencial de 1,3 milhão de unidades de insulina análoga de ação rápida para garantir o abastecimento da rede no Sistema Único de Saúde (SUS). A pasta abriu um pregão sem licitação e adquiriu o quantitativo da fabricante chinesa Gan & Lee. Segundo informações da CNN, as unidades de insulina não são registradas no Brasil e não contam com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em contrapartida, possui registro em países com agências regulatórias integrantes do ICH (International Council for Harmonisation), como é o caso da China. Em casos de emergência, a Anvisa permite que o governo recorra a produtos com registro do ICH. De acordo com o ministério, a compra é suficiente para o tratamento de mais de 67 mil pacientes com diabetes tipo 1. A previsão, entretanto, é que a primeira entrega seja realizada até 9 de julho. 

Em nota, além da aquisição emergencial internacional do insumo, outras medidas para evitar o desabastecimento na rede pública, incluindo o remanejamento dos estoques existentes entre os estados e a autorização de compra pelas secretarias estaduais de saúde com ressarcimento por parte do governo federal. “Cabe reforçar que o país enfrenta cenário de falta de produção nacional de insulina análoga de ação rápida de forma sustentável e capaz de atender às necessidades nacionais”, informou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário