Ministério da Saúde confirma compra de mais 54 milhões de doses da CoronaVac
Vacinas deverão ser produzidas em abril
Foto: Divulgação
Cerca de 54 milhões de doses da Coronavac, em produção pelo Instituto Butantan usadas contra a Covid-19 foram compradas pelo Ministério da Saúde. A confirmação aconteceu nesta sexta-feira (29).
"Nós estamos exercendo a nossa opção de contratação das 54 milhões adicionais da fundação Butantan de forma a totalizar 100 milhões de doses para imunização da população brasileira", disse o secretário-executivo do ministério, Élcio Franco.
A resposta do governo federal ocorre após questionamento do Butantan, que chegou a dizer que, se o governo não se manifestasse, negociaria diretamente com estados e municípios. O contrato para a inclusão da vacina no Plano Nacional de Imunização (PNI) já previa a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, com entrega até 30 de abril. Com a inclusão de outras 54 milhões de doses, serão 100 milhões.
Nesta sexta (29), a Frente Nacional dos Prefeitos haviam pedido urgência ao Governo Federal na compra das doses.
Até o momento, foram entregues pelo Butantan 6 milhões de doses que chegaram prontas da China e uma parte de 4,1 milhões que foram envasadas no Brasil e liberadas após um segundo pedido de uso emergencial feito à Anvisa.