Ministério da Saúde confirma primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano no Brasil
Paciente é funcionário de um parque do ES uma das aves marinhas contaminadas foi encontrada
Foto: Agência Brasil
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso suspeito de gripe aviária em humano no Brasil. A notificação foi emitida nesta quarta-feira (17) para um homem de 61 anos, funcionário de um parque municipal de Vitória, no Espírito Santo. No local onde ele trabalha foi encontrada uma das três aves com resultado positivo para a doença no estado.
Segundo o Ministério da Saúde, o paciente apresenta sintomas gripais leves. Ele está em isolamento e monitorado por equipes de saúde do município. A pasta informou que acompanha e está dando o suporte necessário ao estado desde a notificação.
As amostras de outras 32 pessoas que também trabalham no parque estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), ainda não há informação sobre o prazo para divulgação dos resultados dessas análises.
Após a análise, as amostras também serão enviadas para a Fiocruz, que é o laboratório de referência para o estado, e deverão ser manipuladas em áreas de biossegurança NB-3.
O Ministério da Saúde reforçou que não foram registrados casos confirmados de influenza aviária A (H5N1) em humanos no Brasil. A transmissão da doença ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. E, de acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada
A Sesa esclareceu ainda que as pessoas que tiveram contato com as aves diagnosticadas com a gripe aviária (vírus H5N1) devem ser monitoradas se apresentarem sintomas gripais pelo período de dez dias a partir do contato com a ave contaminada ou com suspeita de contaminação.
A população deve evitar estritamente contato com aves doentes ou mortas, incluindo aves silvestres.