Ministério da Saúde destina R$ 14 milhões para programa de Atenção Primária
O incentivo será liberado ao longo do ano
Foto: Agência Brasil
Mais de R$ 14 bilhões foram destinados para municípios brasileiros no âmbito do Previne Brasil, programa de financiamento dos serviços da Atenção Primária. A incentivo foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e será liberado ao longo do ano para ampliar o acesso e qualificar o atendimento nos mais de 41 mil postos de saúde distribuídos pelo país.
Em vigor desde janeiro do ano passado, o Previne Brasil alterou a forma de repasse de valores aos municípios, que se dá a partir de três critérios: cadastro de pessoas nos serviços da Atenção Primária, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.
Este ano, a pasta da Saúde propôs um novo período de compensação financeira para que os municípios não tenham prejuízo no valor dos repasses nem danos no planejamento e nos processos de gestão da saúde por causa da crise sanitária.
O Previne Brasil um programa de incentivo aos municípios para cadastrarem mais usuários nos postos de saúde do país, ampliando o vínculo entre pacientes e equipes de saúde.