• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ministério da Saúde encerra núcleo de monitoramento da varíola dos macacos
Saúde

Ministério da Saúde encerra núcleo de monitoramento da varíola dos macacos

Pasta afirma que sala serviu para padronizar informações e orientações às secretarias de saúde

Por Da Redação
Ás

Ministério da Saúde encerra núcleo de monitoramento da varíola dos macacos

Foto: Reprodução/Pixabay

O Ministério da Saúde finalizou nesta quarta-feira (13), a sala de situação criada para o monitoramento a cerca da disseminação da varíola dos macacos no país. Segundo a pasta, mesmo sem o núcleo, o acompanhando da doença continuará no Brasil. 

O país já registrou 228 casos da doença até o momento. A pasta informou que o núcleo foi criado inicialmente para padronizar informações e orientações junto as secretarias de saúde do Brasil. A decisão de descontinuar a sala ocorre em razão da incorporação do monitoramento na rotina do órgão.

"A sala de situação da monkeypox atuou durante 50 dias junto aos estados, com o objetivo de divulgar de maneira rápida e eficaz as orientações para resposta ao evento de saúde pública de possíveis casos da doença no Brasil, além de direcionar as ações de vigilância em saúde, quanto à definição de casos, processo de notificação, fluxo laboratorial, fluxo assistencial e investigação epidemiológica no país", afirmou o Ministério da Saúde.

Os estados da Bahia e Pernambuco registraram os primeiros casos da doença nesta quarta-feira (13). Além deles, São Paulo; Rio de Janeiro; Minas Gerais; Paraná; Rio Grande do Sul; Ceará; Rio Grande do Norte; Goiás e Distrito Federal também já haviam registrado casos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário