Ministério da Saúde libera dose de reforço para adolescentes
Intervalo para a terceira dose será de quatro meses após a segunda
Foto: Maina Diniz/Prefeitura de Lauro de Freitas
O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (27) a liberação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos.
Para este público alvo, o intervalo para a terceira dose, obrigatoriamente de Pfizer, deve ser de quatro meses após a segunda. A aplicação da dose de reforço, antes da decisão, estava liberada para pessoas acima de 18 anos ou imunossuprimidos.
Uma nota técnica foi publicada mais cedo, orientando estados e municípios sobre a condução da aplicação. Até o momento, ainda não há data para o início da vacinação, que deve acontecer após o envio das doses pela pasta.
A medida havia sido recomendada por Técnicos da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-Covid) há cerca de duas semanas.
Segundo dados do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), que serviram como base para a decisão, ao menos 8.059 adolescentes de 12 a 17 anos foram internados por Covid-19 no Brasil desde o início da pandemia. Destes, 729 tiveram a morte confirmada pela doença.