• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministério do Trabalho deve publicar nova portaria sobre trabalho nos feriados nesta segunda (19)

Ministério do Trabalho deve publicar nova portaria sobre trabalho nos feriados nesta segunda (19)

Mais de 200 tipos de comércio serão contemplados, incluindo farmácias e postos de gasolina

Por Da Redação
Ás

Ministério do Trabalho deve publicar nova portaria sobre trabalho nos feriados nesta segunda (19)

Foto: Agência Brasil

O Ministério do Trabalho e Emprego está programado para publicar nesta segunda-feira (19) uma nova portaria que deve determinar quais tipos de comércio poderão funcionar durante os feriados, mesmo sem acordos coletivos entre empregadores e trabalhadores.

O Ministro Luiz Marinho havia anunciado que o texto seria divulgado em 5 de fevereiro, porém, isso não ocorreu. O Ministério confirmou ao R7 que a publicação está agendada para esta segunda-feira (19).

As definições contidas na portaria foram discutidas em reunião no final de janeiro, envolvendo representantes dos empregados e empregadores. Mais de 200 tipos de comércio serão abrangidos pelo novo texto, incluindo farmácias e postos de gasolina.

De acordo com o Ministro Marinho, as negociações têm ocorrido desde novembro de 2023, quando uma portaria anterior limitou o trabalho no comércio durante os feriados. O texto atual foi consolidado na reunião de janeiro, após reações à portaria do ano anterior, que foi suspensa até março deste ano.

Marinho enfatizou que a nova portaria não resultará no fechamento de vagas de trabalho, destacando que o objetivo é regulamentar o funcionamento do comércio durante os feriados por meio de negociação coletiva. A portaria anterior, de novembro de 2023, revogou uma norma de 2021, restabelecendo a regra que exige uma determinação em convenção coletiva para que os empregados do comércio possam trabalhar nos feriados. Empresas e parlamentares criticaram a medida e apresentaram projetos para anulá-la.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.