Ministério Público alerta Hospital Regional de Eunápolis para resolver irregularidades graves em até 90 dias
Órgão orientou implementações de escalas de serviço, aquisição de medicamentos e mais
Foto: Humberto Filho/Cecom MP-BA
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), alertou a Secretária Municipal de Saúde e ao Tom Costa, diretor-Geral do Hospital Regional de Eunápolis, nesta sexta-feira (24), para adoção de medidas imediatas para corrigir irregularidades graves no procedimento da unidade hospitalar, com prazos de cumprimento variando entre 60 a 90 dias.
Com a recomendação feita por meio do promotor de Justiça Helber Luiz Batista, foram apontadas providências essenciais como a formação de equipes profissionais, aquisição de insumos e medicamentos, melhorias na estrutura, regularização de pagamentos e outros.
O documento emitido em 21 de janeiro do órgão orientou que, em 60 dias, o hospital deve implementar organizações de escalas de serviço e condução estável dos equipamentos médicos. Já na parte com prazo de 90 dias, o MPBA guiou o funcionamento de áreas importantes, como recepção e cozinha, e recomendou a execução de melhorias da estrutura da unidade, incluindo assessibilidade, higienização e armazenamento de materiais.
Na última semana, o Hospital Regional de Eunápolis conta com denúncias de problemas operacionais pela direção da instituição hospitalar. Em situação descrita pela nova gestão como uma "zona de guerra", Tom Costa, diretor-geral da unidade de saúde, afirmou que aguardava a visita do MPBA para orientação correta dos procedimentos.