• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ministério Público da Bahia recomenda que três municípios estruturem Conselhos Tutelares
Bahia

Ministério Público da Bahia recomenda que três municípios estruturem Conselhos Tutelares

Gestores terão que fornecer suporte para a realização do processo de escolha dos membros dos Conselhos

Por Da Redação
Ás

Ministério Público da Bahia recomenda que três municípios estruturem Conselhos Tutelares

Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) por meio do promotor de Justiça Victor Teixeira Santana, recomendou, na segunda-feira (11), aos prefeitos dos municípios de Macaúbas, Boquira e Ibipitanga que designem servidores para que acompanhem as providências necessárias à realização do processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares de cada município.

A recomendação orienta os gestores municipais a fornecerem suporte para a realização do processo de escolha, conforme definido nas resoluções dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), assegurando o quanto necessário para o processo seletivo, a exemplo de funcionários, veículos e espaço físico.

O promotor de Justiça recomendou também que os prefeitos, por meio das suas Procuradorias Jurídicas, analisem as leis municipais que regulamentam os Conselhos Tutelares e procedam às eventuais alterações necessárias à adequação das normas aos novos parâmetros da Resolução 231/2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), remetendo o novo texto para as respectivas casas legislativas. 

Já aos presidentes dos CMDCAs dos municípios, foi recomendado que formem comissão especial responsável por organizar e conduzir o processo de escolha, composta por representantes do governo e da sociedade, como estabelecido nas resoluções competentes.

Foi orientado também que elaborem calendário de atividades que contemple as diversas etapas do processo seletivo, bem como designem reuniões necessárias à elaboração e aprovação do edital e que adotem providências para sua publicação no mais breve tempo possível.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário