• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministério Público Federal solicita dados dos seguidores de Bolsonaro em redes sociais
Política

Ministério Público Federal solicita dados dos seguidores de Bolsonaro em redes sociais

Pedido faz parte de inquérito que investiga postagens após invasão de 8 de janeiro, em Brasília

Por Da Redação
Ás

Ministério Público Federal solicita dados dos seguidores de Bolsonaro em redes sociais

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou nesta segunda-feira (17), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que as empresas de redes sociais em que Jair Bolsonaro tem conta, como Instagram, TikTok, Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn, enviem um arquivo com a lista completa e os dados de identificação de todos os seguidores do ex-presidente.

O pedido foi feito no âmbito do inquérito que apura se houve cometimento de crimes por parte de Bolsonaro ao postar um vídeo, dois dias depois das invasões de 8 de janeiro. O vídeo foi posteriormente apagado. As informações foram divulgadas na coluna de Guilherme Amado do Jornal Metrópoles.

O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, responsável pelo inquérito, também solicitou a reiteração da cobrança à Meta para que seja enviada uma cópia do vídeo. Além disso, pediu que as empresas de redes sociais informem a quantidade de visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens, comentários e outras métricas aferíveis relacionadas ao vídeo.

A PGR também requisitou todas as postagens de Bolsonaro referentes a eleições, urnas eletrônicas, TSE, STF e Forças Armadas.

No entanto, o subprocurador se mostrou contrário a dois pedidos que haviam sido feitos por procuradores do MPF, os quais solicitavam a audição de especialistas em comunicação política de movimentos extremistas e no monitoramento de grupos de apoiadores de Bolsonaro. Segundo Carlos Fernando Santos, é difícil encontrar um especialista isento para tal tarefa, livre de viés ideológico ou partidário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário