Coronavírus

Ministérios recomendam divulgação diária de infectados no Vale do São Francisco, na Bahia

A solicitação também pede dados sobre o percentual dos leitos ocupados na região

Por Da Redação
Ás

Ministérios recomendam divulgação diária de infectados no Vale do São Francisco, na Bahia

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado (MP-BA), em conjunto com os Ministérios Públicos Federal (MPF) e estadual de Pernambuco (MPPE), recomendaram a divulgação diária de infectados e dos leitos exclusivos para o tratamento da doença ocupados nos municípios do Vale do São Francisco, no norte da Bahia. Os pedidos foram encaminhados para as Secretarias estaduais de Saúde, para os municípios de Juazeiro e Petrolina, a Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Segundo o pedido dos Ministérios, a região do Vale São Francisco não possui quantidade de vagas para os leitos suficientes para o atendimento da população das macrorregiões da Bahia e de Pernambuco, além de que alguns municípios localizados na extensão de Petrolina e Juazeiro flexibilizam as medidas de isolamento social sem apresentar, segundo a recomendação, "que atenderam a requisitos do Ministério da Saúde que permitam absorver o impacto da redução do isolamento social", como a aplicação de testes, disponibilidade de leitos entre outros.

Para os ministérios, os órgãos e municípios devem apresentar a especificidade dos leitos ocupados, como por exemplo intermediário ou UTI, e qual a unidade de saúde em que está localizado. Já para os municípios e secretarias, foi recomendado que eles façam a publicação e divulgação diária dos dados para a população. Para a Central, os ministérios solicitaram que eles informem possíveis dificuldades no transporte dos pacientes infectados pela doença para Salvador depois que o limite de ocupação atinga 70% nos municípios de Juazeiro e Remanso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário