Covid-19: Transmissão por pacientes sem sintomas parece ser rara, diz OMS
Maria van Kerkhove pediu que os países se concentrassem naqueles que têm os sinais da infecção
Foto: Christopher Black/OMS
A líder técnica da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, comunicou nesta segunda-feira (8), que a transmissão da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, por pacientes sem sintomas parece ser "rara".
"Temos alguns relatos de países que estão fazendo rastreios de contatos muito detalhados, estão seguindo casos assintomáticos, seguindo contatos e não estão encontrando transmissões secundárias. É muito raro", disse van Kerkhove.
Segundo Kerkhove, os casos assintomáticos (de pacientes que não têm sintomas) de Covid-19 têm sido identificados ao se fazer o rastreio de contatos de pacientes que apresentam os sinais da doença. Mas, ainda segundo ela, quando uma segunda análise desses casos é feita, descobre-se que os pacientes tiveram, na verdade, leves sintomas da infecção.
Com isso, a especialista pediu que os países se concentrassem naqueles que têm os sinais da infecção para tentar fazer o controle do vírus. "Se de fato acompanhássemos todos os casos sintomáticos, isolássemos esses casos, rastreássemos os contatos e colocássemos esses contatos em quarentena, haveria uma drástica redução na transmissão. Se pudéssemos nos focar nisso, iríamos nos sair muito bem em termos de suprimir a transmissão", afirmou.
Na manhã de hoje (8), a OMS também destacou a necessidade de transparência nos dados brasileiros sobre a pandemia. No domingo (7), a pasta divulgou dados divergentes sobre o número de casos e mortes por Covid-19 registrados nas 24 horas anteriores.