Ministério da Saúde divulgará boletins da pandemia às 18h
Uma plataforma interativa será lançada nesta terça (9)
Foto: Agência Brasil
Depois de polêmicas em relação a confusões com as informações disponibilizadas pelo Ministério da Saúde em relação aos números da pandemia, ficou definido que a divulgação de dados consolidados dos estados e municípios será feita diariamente às 18h. De acordo com o secretário-executivo substituto da Pasta, Élcio Franco, será lançada nesta terça (9) uma plataforma interativa, que tornará "mais ágil e efetiva a divulgação". A plataforma trará dados do Brasil, das regiões, dos estados, região metropolitana e municípios, com gráficos que poderão ser acessados pela população. "Esse gráfico trará uma radiografia da evolução dos casos e óbitos", explicou.
Para possibilitar o acompanhamento de uma evolução "real" da curva, o gráfico trará a data da morte do infectado e não mais a data da notificação. O sistema irá além dos números e detalhará as datas do início dos sintomas, da hospitalização e do óbito, bem como fatores de risco relacionados. Também há a intenção de trazer a ocupação dos leitos hospitalares. Segundo ele, a nova forma de monitoramento ajudará o Ministério e os gestores no controle da pandemia da Covid-19 no país.
O diretor do Departamento de Análise de Saúde e Vigilância de doenças não-transmissíveis do ministério, Eduardo Macário, adiantou que deve ser realizada uma reunião nesta terça-feira (9) com os secretários de Saúde para explicar a nova forma de coleta e consolidação dos dados que trarão mais "qualidade e profundidade" para a informação. "Não há intenção de recontagem de dados, nós acreditamos nos dados que foram passados por estados e municípios", adicionou o diretor.
Élcio Franco ainda falou que a queda do site com os dados no final de semana aconteceu por conta de tentativa de invasões ao sistema Datasus, que agora teve a segurança reforçada.