• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ministérios trabalhararão em conjunto para a criação de ações de letramento racial, afirma Anielle Franco
Bahia

Ministérios trabalhararão em conjunto para a criação de ações de letramento racial, afirma Anielle Franco

Ministra da Igualdade Racial esteve em Salvador nesta quarta-feira (3)

Por Da Redação
Ás

Ministérios trabalhararão em conjunto para a criação de ações de letramento racial, afirma Anielle Franco

Foto: Reprodução / Rede social

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou nesta quarta-feira (3) que haverá integração entre ministérios para a criação de ações de letramento racial para companhias aéreas ao citar o caso da professora negra expulsa do avião. A ministra esteve em Salvador, pela primeira vez desde que assumiu a pasta.

"A Marielle passou por um caso de racismo na Gol, ainda com três meses de vereadora. Eu me lembro perfeitamente de como ela chegou em casa. A gente recebeu [o caso de Samantha] e, para além de repudiar a atitude que aconteceu com ela, notificamos todo mundo que estava envolvido no caso [...] No mesmo dia eu liguei para o ministro Silvio Almeida, que topou entrar comigo nessa notificação. Já falamos também com o ministro de Portos e Aeroportos", disse.

Segundo a ministra, haverá uma reunião entre os ministérios da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Portos e Aeroportos e Mulheres, para se criar ações efetivas de educação às companhias aéreas, e evitar que novos casos como o de Samantha sejam registrados.

Anielle Franco esteve com a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, para renovar o Plano de Ação Conjunto Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Racial e Étnica e Promover a Igualdade (Japer). 

Japer

O Japer é retomado com o objetivo promover a equidade para comunidades raciais e étnicas marginalizadas, a exemplo de pessoas negras e indígenas. De acordo com Anielle, a Bahia foi escolhida por ser representativa quanto às duas populações originárias.

"Na Bahia é bom, porque já começa com o axé. A gente chega aqui, com a força que a Bahia tem, que não é qualquer lugar que tem. Brincadeiras à parte, o estado tem toda a representatividade, é um estado com a maior população negra desse país, um estado que merece respeito. É o estado que a gente quer, cada vez mais, criar e fazer coisas juntos com as secretarias e o próprio governo".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário