Ministra anuncia aplicativo para denúncia de violência contra a mulher
Para a ministra, muitas mulheres não conseguem ligar no 180 e poderão usar esta ferramenta
Foto: Reprodução
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, disse que o aumento de registros de casos de violência contra a mulher subiu 9% na última semana, conforme ligações do disque 180. De toda forma, a ministra acredita que haja sub-notificação, por conta da falta de canais online para que a vítima denuncie o agressor, por isso, ela anunciou o lançamento de um aplicativo em que poderão ser feitas denúncias e ainda "pedidos de socorro". O anúncio foi feito em coletiva no Palácio do Planalto, nesta quinta (2.
Para a ministra, muitas mulheres não conseguem ligar no 180 e poderão usar esta ferramenta. Damares ainda disse que há preocupação com o crescimento do abuso sexual contra as crianças e com um número maior de casos de acidentes domésticos. "recomendamos um cuidado redobrado". O mesmo cuidado vale para os idosos, disse a ministra.
"Não só a violência contra a mulher, mas também o nosso dique 100, todos os tipos de violação de direitos neste período poderá ser feito em forma de aplicativo. Violência contra a criança, abuso e exploração sexual, violência contra a pessoa com deficiência, povos tradicionais, comunidade LGBTI. Acreditamos que dessa forma, a pessoa mesmo dentro de casa, poderá ir para um cantinho, um quarto, um banheiro, e poderá estando sobre o mesmo teto da pessoa agressora fazer a ocorrência", explicou.