Ministra da Saúde anuncia auditoria em laboratório investigado por transplantes de órgãos com HIV
É esperado também que a pasta revise a portaria que aborda o tema, que possui 14 anos de existência
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
O Ministério da Saúde informou que fará uma auditoria de todos os processos relacionados ao laboratório PCS Lab Saleme, que é investigado pela liberação de órgãos contaminados com o vírus HIV para pacientes que realizaram transplantes. É esperado também que a pasta revise a portaria que aborda o tema, que possui 14 anos de existência.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro suspeita que o laboratório esteja envolvido em um suposto esquema criminoso para forjar laudos. O laboratório era investigado anteriormente pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). Porém, o caso está em sigilo.
Ambas as informações foram divulgadas pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, que destacou que o objetivo das medidas é o aprimoramento dos processos.
“Sempre foram muito rígidos os exames que tinham que ser feitos e tudo mais, mas nós queremos avançar nos testes, na arte, em toda rede, queremos avançar nos instrumentos para aperfeiçoamento.”, disse.
Nísia ainda destacou que a pasta já trabalhava na necessidade de revisão da portaria em relação ao transplante de órgãos.
“O mais é fazer uma profunda investigação desse fato lamentável no Rio. Quero dizer que não é a portaria que vai resolver as questões, mas nós já estávamos atualizando porque é uma política de 14 anos”, disse.
Em relação as pessoas contaminadas pelo HIV após o transplante, Nísia disse que o Ministério da Saúde presta assistência a elas.
“Na questão do Rio, nós estamos trabalhando com cuidado com as pessoas que infelizmente passaram por esse processo inadmissível de receber um órgão, a infecção por HIV.”, destacou.