Ministra Rosa Weber envia notícia-crime contra Pacheco, Alcolumbre e Do Val para PGR
Pacheco e Alcolumbre são acusados de corrupção ativa e Do Val de corrupção passiva no caso do orçamento secreto
Foto: STF/SCO | Marcelo Camargo/Agência Brasil | Waldemir Barreto/Agência Senado
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou para a Procuradoria-geral da República a notícia-crime apresentada pelo senador Alessandro Vieira contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ex-presidente da Casa Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
Pacheco e Alcolumbre são acusados de corrupção ativa e Do Val de corrupção passiva no caso do orçamento secreto.
Vieira compara o caso com o Mensalão, em documento enviado ao STF. "Causa espanto a naturalização de verdadeira negociata de votos dentro do Senado Federal com uso de dinheiro público", afirmou.
Em despacho, Rosa pede uma manifestação da PGR antes que possa eventualmente decidir sobre o caso. O processo foi distribuído ao ministro Nunes Marques, que está de férias neste mês durante o recesso. Por isso, cabe a Rosa Weber decidir sobre o caso.
Pacheco disse, em entrevista coletiva no Senado na tarde de ontem, que a denúncia é "oportunismo político". "Eu lamento isso de alguém que não é capaz de reconhecer aquilo que eu tenho buscado fazer desde que assumi a presidência", afirmou.