Ministro crítica rebaixamento comercial da Rússia

Carlos França defendeu que a decisão deveria considerar todos os países que integram a Organização Mundial do Comércio (OMC)

Por Da Redação
Ás

Ministro crítica rebaixamento comercial da Rússia

Foto: Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, criticou nesta segunda-feira (14) a decisão de países que integram a Organização Mundial do Comércio (OMC) de rebaixar o status comercial da Rússia de forma unilateral.

A decisão abre caminho para aumentar as tarifas sobre produtos russos, que estarão sujeitos a uma taxa de 35% ao chegar nesses países.

O Canadá foi o primeiro país a revogar o status comercial de "nação mais favorecida" da Rússia.  Os Estados Unidos e G7 farão o mesmo.

França disse que a decisão unilateral dos países de embargar produtos russos o preocupa e cobrou discussões no âmbito da entidade antes da formalização das medida.

“O Canadá fez isso [rebaixou o status comercial], outros seguiram, não tenho a lista extensiva. Mas isso me preocupa, porque essa era uma decisão que, penso eu, ficava melhor tomada se fosse dentro do sistema multilateral de comércio”, afirmou.

A medida faz parte do pacote de sanções contra o país após invasão da Ucrânia. A Rússia lançou em 24 de fevereiro ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 549 mortos e mais de 950 feridos entre a população civil e provocou a fuga de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e reforço de sanções econômicas a Moscou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário