Ministro da Casa Civil nomeia Alckmin e oficializa início da transição do governo
Vice-presidente eleito foi escolhido por Lula para coordenar a equipe de transição
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Começou oficialmente a transição do governo Jair Bolsonaro (PL) para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na madrugada desta sexta-feira (4), o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, nomeou o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), para o Cargo Especial de Transição Governamental. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
Os Cargos Especiais de Transição de Governo (CETG) são garantidos pela Lei 10.608/2002. O presidente eleito tem o direito de constituir uma equipe de 50 membros. Esse grupo tem por objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a administração pública federal, além de preparar os atos de iniciativa do novo presidente da República.
Na última quinta-feira (3), Alckmin e Nogueira se encontraram no Palácio do Planalto. O vice-presidente eleito foi escolhido por Lula para coordenar a equipe de transição. Nogueira, por sua vez, chefia os trabalhos pelo lado do governo Bolsonaro.
De acordo com Alckmin, a equipe da transição vai trabalhar no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. Em coletiva, o vice-presidente eleito não quis antecipar nomes que vão compor a equipe de transição. Disse, porém, que eles virão de partidos que compuseram a coligação de Lula nas eleições.