Ministro da Defesa afirma que Forças Armadas trabalham para manter paz e estabilidade do país
Declaração foi dada na segunda-feira (20)
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, divulgou nota nesta segunda-feira (20), para afirmar que as Forças Armadas são "sempre obedientes à Constituição". Tal medida acontece um dia após Jair Bolsonaro discursar em frente ao QG do Exército em ato que pedia intervenção militar.
"As Forças Armadas trabalham com o propósito de manter a paz e a estabilidade do País, sempre obedientes à Constituição Federal", destacou. "O momento que se apresenta exige entendimento e esforço de todos os brasileiros”, acrescentou.
Segundo Azevedo e Silva, nenhum país estava preparado para o combate à pandemia da covid-19. "Essa realidade requer adaptação das capacidades das Forças Armadas para combater um inimigo comum a todos: o coronavírus e suas consequências sociais", disse o ministro. "É isso o que estamos fazendo", completou.
Além de defender o governo e clamar por intervenção militar e um novo AI-5 —o mais radical ato institucional da ditadura militar (1964-1985), que abriu caminho para o recrudescimento da repressão— os manifestantes aglomerados em frente ao quartel-general do Exército defenderam o fechamento do STF e do Congresso.