Ministro da Defesa coloca Forças Armadas à disposição para combater manchas de óleo
Vazamento de resíduo em praias é "lamentável e inusitado", diz ministro, no Pernambuco

Foto: Agência Brasil
O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, informou na terça-feira (22) que o presidente Jair Bolsonaro autorizou a participação do Exército no combate às manchas de óleo que atingem praias da Região Nordeste durante entrevista coletiva com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. À tarde, o ministro também esteve na Bahia e fez reuniões com o prefeito de Salvador, ACM Neto, e com o vice-governador, João Leão.
Azevedo e Silva considerou o vazamento de resíduos de óleo no litoral nordestino um “fato lamentável e inusitado”.
De acordo com o ministro, o recrudescimento das manchas justificou o emprego do contingente militar no combate ao desastre. “A Marinha está debruçada sobre isso [derramamento de origem desconhecida] desde o início de setembro. Todo o efetivo possível está sendo utilizado. O Plano Nacional de Contingência está sendo seguido. No início, as manchas eram pequenas, mas as ações estão sendo tomadas”, afirmou.
Fernando Azevedo e Silva sobrevoou o litoral baiano para averiguar o avanço das manchas. Um dos principais pontos turísticos da Bahia, as praias do Morro de São Paulo, foi afetado.