• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministro da Defesa contabiliza mais de 250 locais no Nordeste afetados pelas manchas de óleo
Brasil

Ministro da Defesa contabiliza mais de 250 locais no Nordeste afetados pelas manchas de óleo

Fernando Azevedo e Silva ainda apresentou balanço sobre a atuação dos militares na Operação Verde Brasil

Por Da Redação
Ás

Ministro da Defesa contabiliza mais de 250 locais no Nordeste afetados pelas manchas de óleo

Foto: Divulgação I Petrobras

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva divulgou nesta terça-feira (29) um balanço sobre a operação de combate às manchas de óleo no Nordeste, afirmando que existem 254 locais afetados na costa nordestina do país.

O comandante operacional da Marinha, Leonardo Puntel, que estava presente no evento, confirmou a preocupação de deslocamento das manchas para o sul da Bahia. Na tarde desta terça, algumas manchas já foram detectadas à regiões próximas ao arquipélago de Abrolhos. 

O comandante argumentou que o acompanhamento é difícil, uma vez que o óleo trafega por baixo da superfície do oceano, emergindo quando entra em contato com a arrebentação.

Sobre a investigação do caso, o oficial reafirmou que o governo está investigando 30 navios de 11 países.

Questionado por jornalistas, Fernando Azevedo e Silva negou que o governo tenha demorado a atuar, e ressaltou que, desde 2 de setembro, equipes de autoridades do Executivo foram designadas para atuar no combate às manchas.

 

Floresta Amazônica

Além do balanço das manchas de óleo, o ministro apresentou o resultado da atuação das Forças Armadas na Amazônia da Operação Verde Brasil, que segundo Azevedo e Silva, foi finalizada com uma redução significativa dos focos de incêndio e a fiscalização de atividades irregulares no local.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre agosto e setembro deste ano houve uma redução de 16% nos focos de incêndio da área. O período entre setembro e outubro ainda está sendo contabilizado.

Azevedo e Silva declarou que foram combatidos mais de 1.500 focos de incêndio, sendo 1.407 por via terrestre e 428 focos por via aérea.  O ministro apresentou também dados sobre a evolução do desmatamento nos últimos meses, ressaltando que houve um aumento em agosto.

O ministro ainda comentou sobre o início das investigações para apurar quem são os culpados pelos incêndios, da qual quatro homens foram detidos.

Além do caso dos incêndios, os militares realizaram uma fiscalização na área procurando verificar se estava ocorrendo algum outro crime ambiental na região. Os militares chegaram a aplicar 352 termos de infração, que resultaram em R$ 141 milhões em multas. As ações apreenderam 23 milhões de metros cúbicos (m3) de madeira obtida ilegalmente e desmontou 45 acampamentos clandestinos.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário