Ministro da Defesa diz que respeita carta interamericana em favor da Democracia
Paulo Sérgio discursou na 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, disse nesta terça-feira (26), durante breve discurso na abertura da 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas, realizada neste ano em Brasília, que respeita a Carta Democrática Interamericana. O documento determina que a democracia deve ser a forma de governo de todos os países das Américas.
Segundo o texto, todas as nações americanas devem assumir o compromisso de fortalecer o sistema democrático de governo na região. "Da parte do Brasil, manifesto respeito à carta da Organização dos Estados Americanos, OEA, e a carta Democrática Interamericana, e seus valores, princípios e mecanismos", afirmou o ministro brasileiro.
A expectativa é que, após a conferência, os ministros assinem a "Declaração de Brasília". O documento deverá reforçar o apoio à "Carta Democrática Interamericana e seus valores, princípios e mecanismos". A Carta Democrática Interamericana diz em seu artigo de abertura: "Os povos da América têm direito à democracia e seus governos têm a obrigação de promovê-la e defendê-la".
No evento, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, o general reformado Lloyd Austin, deve reforçar pedidos para que militares brasileiros respeitem o sistema democrático e eleitoral, segundo a agência de notícias Reuters. Austin deve usar suas falas para ressaltar a necessidade das Forças Armadas não interferirem em situações democráticas, como eleições.