Ministro da Fazenda lança programa Desenrola para renegociação de dívidas
Medida promete aliviar a situação financeira de milhões de brasileiros endividados
Foto: Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou oficialmente o lançamento do programa Desenrola, uma medida de renegociação de dívidas que foi uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida provisória que estabelece o programa foi assinada nesta segunda-feira, 5, e a implementação está prevista para ocorrer em julho.
O programa abrangerá apenas dívidas registradas até 31 de dezembro de 2022. O governo fornecerá garantias do Tesouro para a renegociação de débitos de famílias com renda de até dois salários mínimos e dívidas de até 5 mil reais. Segundo Haddad, o programa tem o potencial de beneficiar 30 milhões de pessoas que estão com CPFs negativados, sendo a inadimplência uma das principais preocupações da área econômica do governo.
Uma plataforma eletrônica será criada pelo governo para que as empresas que não receberam pagamentos possam apresentar seus débitos com descontos. Os devedores poderão utilizar essa plataforma para visualizar as ofertas disponíveis. Como requisito para participar do programa, o governo estipulou o perdão das dívidas de até 100 reais. Segundo o ministro, somente o perdão dessas dívidas de até 100 reais deve regularizar o CPF de 1,5 milhão de brasileiros.