Ministro de Minas e Energia anuncia antecipação dos projetos de petróleo
Bento Albuquerque conversou com presidentes de empresas para avaliar aumento da produção
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, anunciou nesta quinta-feira (17) que as empresas que exploram petróleo no Brasil pretendem antecipar projetos de produção nos próximos meses. As informações são do Poder 360.
De acordo com Bento, a ação visa responder ao aumento de preços ocasionados pela guerra na Ucrânia. Até o momento, as empresas ainda não forneceram detalhes e números sobre os projetos.
O ministro, junto à equipe, debateu planos propostos por presidentes de empresas. Em 10 de março, aconteceu uma reunião por videoconferência do ministro com a secretária de energia dos EUA, Jennifer Granholm, em que ela pediu que o Brasil aumente a produção de petróleo para compensar a redução nas exportações da Rússia, que vive embargo após a invasão da Ucrânia.
Segundo ele, a pasta informou a Granholm que o governo não pode determinar o aumento da produção, mas deve conversar com os presidentes das empresas sobre a situação. Além disso, eles relataram os planos de antecipar projetos.
Em 2021, o Brasil produziu 3,1 milhões de barris de petróleo por dia. Neste ano, o número deve chegar a 3,2 milhões.
Já em 2029, a estimativa é de que alcance 5,2 milhões de barris diários e se torne o 5º maior produtor, segundo dados do novo Plano de Desenvolvimento Energético (PDE), que passou por consulta pública e deverá ser anunciado oficialmente em 29 de março.