Ministro de Minas e Energia recebe estudo sobre retorno do horário de verão
Proposta será analisada e submetida à decisão do governo nos próximos dias
Foto: Reprodução/TV Globo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quinta-feira (12), em São Paulo, que deve receber até a próxima segunda-feira (16) o estudo sobre a possível reintrodução do horário de verão. A medida está sendo analisada como uma forma de mitigar os efeitos da atual crise hídrica no setor elétrico. Após o estudo, a decisão será submetida ao governo.
Silveira destacou que o horário de verão tem repercussões positivas em setores como comércio, turismo, bares e restaurantes, podendo fortalecer a economia. No entanto, a decisão será tomada com base na segurança energética e na prestação de serviços pelas distribuidoras, aliada à economia nacional.
Durante um evento da Enel em São Paulo, o ministro reafirmou que o Brasil não enfrenta uma crise energética e garantiu que não haverá racionamento. Ele ressaltou que o governo busca o equilíbrio entre segurança energética e modicidade tarifária. Além disso, Silveira mencionou exigências feitas às distribuidoras, em especial à Enel, para melhorar a qualidade dos serviços, como a contratação de mais servidores e o fortalecimento da capacidade de geração de energia.