• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministro do STF determina que suplente do Podemos ocupe vaga de Deltan Dallagnol na Câmara
Política

Ministro do STF determina que suplente do Podemos ocupe vaga de Deltan Dallagnol na Câmara

Decisão de Dias Toffoli suspende posse de suplente do PL e autoriza diplomação de ex-deputado do Podemos

Por Da Redação
Ás

Ministro do STF determina que suplente do Podemos ocupe vaga de Deltan Dallagnol na Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, concedeu, nesta quarta-feira (7), uma liminar determinando que o suplente do Podemos, e não do PL de Jair Bolsonaro, assuma a vaga deixada por Deltan Dallagnol (Podemos-PR) na Câmara dos Deputados.

A decisão de Toffoli suspende a posse do Pastor Itamar Paim Pruch (PL-PR) e autoriza a “imediata diplomação” do ex-deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) como substituto de Dallagnol.

Após a cassação do ex-procurador pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) havia determinado que a vaga fosse ocupada pelo Pastor Itamar.

O argumento utilizado era de que Hauly não havia alcançado o percentual mínimo do coeficiente eleitoral. Nas eleições de 2022, o ex-deputado obteve apenas 11,9 mil votos, abaixo dos cerca de 20 mil votos exigidos.

O Podemos, então, recorreu ao STF contra a decisão, que foi acatada por Toffoli por meio da liminar. O ministro argumentou que não é necessário atingir o coeficiente eleitoral para a definição de suplentes.

“Toffoli destacou que, para a definição dos suplentes da representação partidária, não é necessário cumprir a exigência de votação nominal prevista no art. 108, equivalente a 10% do quociente eleitoral”, afirmou o ministro na decisão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário