Ministro do TCU defende que governo fure teto por educação
Em Brasília, Augusto Nardes coordena evento que debate a qualidade da educação
Foto: Agência Brasil
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, defendeu nesta semana, em entrevista ao portal Uol, que, durante a pandemia do novo coronavírus, o país deveria furar o teto de gastos se o dinheiro for destinado para educação, saúde e saneamento básico. Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que permite mudar as regras do limite de despesas do Estado a fim de abrir espaço para o Auxílio Brasil.
"Isso é uma recomendação. A decisão é do Congresso Nacional.Temos que alertar o ministro da Economia [Paulo Guedes], que está tímido nessa questão. Tem que fazer um pacto para gastar um pouco mais, como os americanos estão fazendo", afirmou Nardes.
Ele afirmou, ainda, que a educação é a área que merece mais atenção do governo. Nardes se mostrou preocupado com a posição do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), principal avaliação da educação básica do mundo. Em 2018, o país caiu posições, seguindo abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Augusto Nardes coordena um evento que termina nesta sexta-feira (5) e debate a qualidade da educação. O Fórum Nacional de Controle, que acontece em Brasília, trata de obras paradas em escolas, novas tecnologias na educação, Institutos Federais de Ensino Superior, formação de pessoal e criação de um centro de governo para priorizar metas para o setor.