Ministro do TSE ordena remoção de publicações de Bolsonaro com discurso na ONU
Benedito Gonçalves mandou remover as Imagens do pronunciamento, que foram gravadas pela TV Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ordenou, nesta sexta-feira (23), que sejam removidas publicações com cunho eleitoral que contenham trechos do discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) na 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas gravados pela TV Brasil.
No entanto, o ministro negou que a própria TV Brasil exclua o material. Gonçalves ressaltou uma decisão liminar (ou seja, provisória) que proibia o uso dessas imagens na propaganda eleitoral de Bolsonaro.
“Ratifico os termos da liminar proferida, facultando à autora, nos presentes autos, fiscalizar o cumprimento da determinação para que os investigados “se abstenham de utilizar em sua propaganda eleitoral, divulgada por qualquer meio, imagens captadas de forma pública ou particular, que reproduzam o discurso proferido por Jair Messias Bolsonaro na 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas”, decidiu o ministro.
Gonçalves ainda apontou que “pertencia à arena pública o debate quanto à opção feita pelo Chefe de Estado para ocupar um tempo de fala que é honrosa e tradicionalmente reconhecido ao Brasil”.