Ministro Gilmar Mendes é eleito pelo STF para ocupar cadeira de substituto no TSE
Vaga foi aberta com a passagem de Nunes Marques para a categoria de ministro titular
Foto: Fellipe Moura/SCO/STF
O ministro Gilmar Mendes foi eleito pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (25), para ocupar uma cadeira de substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em votação secreta, Gilmar recebeu nove votos, quanto Luiz Fux ficou com apenas um.
Do STF, fazem parte do TSE os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Nunes Marques (titulares) e André Mendonça, Dias Toffoli e, agora, Gilmar Mendes.
A vaga a ser ocupada por Gilmar Mendes foi aberta após o ministro Nunes Marques passar para a categoria de ministro titular da Corte eleitoral, na manhã desta quinta (25). Nunes foi eleito para o posto pelo STF em 17 de maio. Antes, era integrante substituto do tribunal.
Mais cedo, a Corte também elegeu e empossou a ministra Cármen Lúcia como vice-presidente. A magistrada assumirá a presidência do TSE em junho de 2024, com a saída de Moraes.
Na próxima terça-feira (30), serão empossados os advogados Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares como ministros titulares da Corte. Eles foram escolhidos na quarta-feira (24) pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para as vagas efetivas no TSE.
A definição da composição do TSE ganhou importância porque será com essa nova configuração que a Corte deverá julgar uma das ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que poderá deixá-lo inelegível por oito anos.