• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Ministro Luís Barroso marca presença no último dia do XXV Congresso Nacional do Ministério Público!
Michel Telles

Ministro Luís Barroso marca presença no último dia do XXV Congresso Nacional do Ministério Público!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Ministro Luís Barroso marca presença no último dia do XXV Congresso Nacional do Ministério Público!

Foto: Divulgação Assessoria

No último dia do  XXV Congresso Nacional do Ministério Público, nesta sexta-feira, dia 10, no Centro de Convenções, na Boca do Rio, será marcado por painéis e conferências que integram a programação científica e contará com a presença de representantes do Ministério Público de unidades federativas de todo o país, além de grandes personalidades da mídia. A partir das 9h, “Diversidade Ativa” será o tema da mesa de conversa que contará com a participação da promotora de Justiça, Lívia Vaz, da modelo Luiza Brunet e do ator Raul Gazolla. Outro grande momento acontecerá a partir das 11h, onde o Ministro do STF, Luís Roberto Barroso, realizará uma palestra sobre “O direito na era digital”. 

O penúltimo dia do congresso, 9, foi marcado pelo debate sobre assuntos relevantes para a sociedade, através de painéis e conferências que contaram com a presença de representantes do Ministério Público de unidades federativas de todo o país. Dentre os temas abordados estiveram o Direito Penal da sociedade, desenvolvimento sustentável, inovações na persecução penal e no Direito Civil, tecnologia e as revoluções tecnológicas. 

Um dos grandes nomes da programação foi o procurador de Justiça na Procuradoria de Justiça Criminal do MPSP, Edilson Mougenot, que fez uma importante reflexão sobre o Direito Penal da sociedade. “As ciências criminais, como o nome evoca, conquanto culturais, são ciências, e como tal, cobram-nos a humildade da pesquisa constante, da séria investigação da verdade, sem o que não se alcança a verdadeira justiça”, destacou. Na ocasião, Mougenot também lançou o seu novo livro “Direito Penal da Sociedade” que traz reflexões sobre os mais importantes temas das ciências criminais, considerando a situação do Brasil.

Em outro momento, durante o painel sobre tecnologia, inovações e direitos, o Promotor de Justiça da Bahia, Moacir Nascimento, destacou a relevância do uso da tecnologia na atuação do MP. “Precisamos avaliar as perspectivas da tecnologia e inovação bem como o impacto para a Justiça. A inovação pode ser muito benéfica para a gestão dos dados, para tomada de decisões, prevenir ataques cibernéticos e evitar incidentes. É de suma importância conhecermos e compartilharmos soluções tecnológicas para serem usadas nas unidades e ramos do MP”, enfatizou.

A segunda noite foi encerrada com uma palestra sobre as inovações resolutivas na atuação do Ministério Público e contou com a participação das procuradoras de Justiça do MPBA, Cleonice Lima, do Amapá, Ivana Cei,  e de São Paulo, Rogério Sanches. 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário