Ministro Márcio Macêdo falará com Motta para manter mandato de Glauber Braga
Ministro ainda não discutiu tema com Lula

Foto: Bárbarah Queiroz/GOV-BR
O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo (PT-SE), disse que vai ligar nesta segunda-feira (14) para o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), para ter uma "saída negociada" e manter o mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ). Macêdo se pronunciou neste domingo (13), em entrevista ao Poder360.
O secretário também citou que ainda não discutiu o tema com o presidente Lula (PT). O deputado do PSOL está de quarentena com greve de fome na Casa Baixa desde quarta-feira (9), quando o Conselho de Ética aprovou o parecer que recomenda a cassação do seu mandato, com o resultado por 13 votos a 5.
Macêdo disse que o mandato popular é uma "coisa muito séria", com a necessidade de reforçar a democracia no mundo e no Brasil.
"Isso não é uma discussão que está sendo feita no governo. Eu vou ligar para Hugo. É uma pessoa muito sensível também. Vou conversar com ele. Acho que ele está conduzindo, neste momento, os trabalhos com muita competência, com muito respeito à pluralidade, então acho necessário que ele possa também se sensibilizar e ajudar a ter uma saída negociada para esse impasse", apontou.
O ministro também reforça que a visita ocorreu enquanto amigo de Glauber.
"Eu estou vindo como amigo aqui fazer uma visita, preocupado com a saúde física dele, mas vi uma pessoa muito bem alimentada pela esperança de poder manter o seu mandato popular e continuar defendendo o povo brasileiro", declarou.
Glauber responde a um processo por agressão ao youtuber integrante do MBL, Gabriel Costenaro. No contexto, o deputado disse ter sido provocado e intimidado pelo ativista.
Já Gabriel afirmou que foi abordado por Glauber durante o horário de almoço e expulso aos pontapés da Câmara dos Deputados. Com isso, o Novo enviou o pedido de cassação do mandato do carioca à Mesa da Câmara, que foi encaminhado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar por Arthur Lira (Progressistas-AL).