• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Ministro Marco Aurélio manda Governo adotar medidas para realização do Censo
Brasil

Ministro Marco Aurélio manda Governo adotar medidas para realização do Censo

Decisão atende pedido do governador Flávio Dino

Por Da Redação
Ás

Ministro Marco Aurélio manda Governo adotar medidas para realização do Censo

Foto: Divulgação | STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio, determinou nesta quarta-feira (28), que o Governo Federal adote medidas para a realização do Censo Demográfico neste ano. A decisão atende a um pedido do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Na semana passada, o secretário da Fazenda, Waldery Rodrigues, anunciou que o Censo foi adiado por causa da falta de recursos. O orçamento da União previsto para este ano não incluiu recursos suficientes para o levantamento, realizado de dez em dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na decisão, o ministro cita que “a União e o IBGE, ao deixarem de realizar o estudo no corrente ano, em razão de corte de verbas, descumpriram o dever específico de organizar e manter os serviços oficiais de estatística e geografia alcance nacional – artigo 21, inciso XV, da Constituição de 1988”.

Em outro trecho do despacho, Marco Aurélio também questiona: "Como combater desigualdades, instituir programas de transferência de renda, construir escolas e hospitais sem prévio conhecimento das necessidades locais?".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário