Ministro Paulo Guedes diz que crise internacional pode gerar "oportunidade histórica" ao Brasil
Para ministro, Brasil precisa ficar atento a 'relocalização industrial'
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Nesta quarta-feira (27), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia podem gerar oportunidades para o Brasil. De acordo com Guedes, o país precisa saber se posicionar no mercado internacional, o que ele chamou de "relocalização industrial".
“É uma oportunidade histórica a que o Brasil tem agora, como consequência de duas crises absolutamente inesperadas. Precisamos compreender isso para nos posicionarmos corretamente. Essa ruptura de cadeias produtivas e a consequente relocalização industrial; essa reconfiguração das cadeias produtivas globais terá dois alicerces. Um é a proximidade logística, e o Brasil está bem próximo da civilização ocidental, sejam Estados Unidos ou Europa”, disse o ministro no Seminário de Diagnóstico do Contencioso Tributário Administrativo, em Brasília.
O ministro destacou algumas propostas do governo visando a modernização de marcos regulatórios que, segundo ele, podem aumentar o interesse externo em investir no país. Ele disse que o governo pretende reduzir “excessos arrecadatórios, em face do controle de gastos”. Ainda de acordo com Guedes, o contencioso tributário administrativo do país é "absurdamente elevado".