Vídeo: Ministro Ramos celebra marco de 50 mil refugiados venezuelanos no Brasil
Venezuelanos foram interiorizados pela Operação Acolhida
Foto: Agência Brasil
O ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, comemorou nesta terça-feira (20), no Twitter, “o marco de 50 mil venezuelanos interiorizados no Brasil” pela Operação Acolhida, que tem como principal objetivo recepcionar, abrigar e interiorizar imigrantes provenientes da crise humanitária na Venezuela. "Nosso PR tem compromisso com a LIBERDADE e sempre estenderá a mão aos nossos irmãos que sofrem com a falta dela. Parabéns aos envolvidos nesta Operação", escreveu o ministro na publicação.
Criada em fevereiro de 2018, a operação contabiliza 50 mil refugiados e migrantes interiorizados para 675 municípios brasileiros. A estratégia de interiorização é coordenada pelo governo brasileiro e conta com o apoio da Agência da ONU (Nações Unidas) para Refugiados (Acnur) e de outras Agências da ONU, bem como de entidades da sociedade civil.
Por meio dessa estratégia, busca-se garantir a inclusão socioeconômica daqueles que deixaram a Venezuela e encontraram no Brasil uma chance de recomeçar a vida. A estratégia de interiorização abrange quatro modalidades: saída de abrigos em Roraima para centros de acolhida e integração na cidade de destino, reunificação familiar, reunião social e Vaga de Emprego Sinalizada (VES).
Hj celebramos o marco de 50 mil venezuelanos interiorizados no ?? pela @OpAcolhida. Foram mais de 45 mil no Gov @jairbolsonaro. Nosso PR tem compromisso com a LIBERDADE e sempre estenderá a mão aos nossos irmãos que sofrem com a falta dela. Parabéns aos envolvidos nesta Operação pic.twitter.com/GT1OvQtggO
— Ministro Luiz Ramos (@MinLuizRamos) April 20, 2021