• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Ministros do STF lamentam morte de Moreira Alves: 'um dos grandes juristas do Brasil'
Política

Ministros do STF lamentam morte de Moreira Alves: 'um dos grandes juristas do Brasil'

Ex-ministro morreu nesta sexta (6), em Brasília

Por Da Redação
Ás

Ministros do STF lamentam morte de Moreira Alves: 'um dos grandes juristas do Brasil'

Foto: TV Justiça | Valter Campanato/Marcelo Camargo/Fabio Rodrigues/Agência Brasil

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) lamentaram na tarde desta sexta-feira (6), em publicação nas redes sociais, a morte do ex-ministro José Carlos Moreira Alves, aos 90 anos, em Brasília. Atual presidente da Corte, o ministro Luís Roberto Barroso disse que Moreira Alves foi “um dos grandes juristas da história do Brasil”.

“Em nome do Supremo Tribunal Federal, recebo com imensa tristeza a notícia do falecimento do ministro Moreira Alves, que ocupou uma cadeira no Supremo Tribunal Federal por quase três décadas. Um dos grandes juristas da história do Brasil e que sempre honrou esse Tribunal”, disse Barroso.

“Deixo meu abraço para a família, com o desejo de que a dor dê espaço a uma saudade eterna, porém alegre, dos bons momentos vividos. E tenho a certeza de que o legado de Moreira Alves, que está presente no nosso dia a dia, continuará vivo nos julgados desta Corte”, completou. 

Veja abaixo outras manifestações: 

Alexandre de Moraes: “Meus sentimentos aos familiares do Ministro Moreira Alves, grande professor, jurista culto e ministro exemplar. Tendo honrado o Supremo Tribunal Federal por quase 3 décadas, com competência, lealdade e grande senso de Justiça, é um exemplo para todos os magistrados”.

Dias Toffoli: “O falecimento do ministro do STF José Carlos Moreira Alves, o último catedrático da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, é um momento de grande tristeza e pesar para a comunidade jurídica brasileira. [...] Encerra-se hoje uma era na história do STF, da Universidade de São Paulo e do Direito Privado brasileiro. Aos familiares do ministro Moreira Alves, os sinceros votos de pesar e a certeza de que ele será acolhido pelo Todo-Poderoso em sua morada”.

Edson Fachin: “É com profundo pesar que recebemos a notícia do passamento do eminente Ministro Moreira Alves. A obra e o legado deixados pelo Ministro Moreira Alves são sólidos para elevar a edificação construída por ele não apenas no Direito Civil, mas também em todo o Direito, cuja marca indelével permanecerá como exemplo a ser seguido para as futuras gerações de juristas. Neste momento de luto, expressamos nossos sentimentos à Família, na certeza de que o Ministro Moreira Alves soube cumprir a vida e honrou a toga do Supremo Tribunal Federal”.

Cristiano Zanin: “O falecimento do Ministro Moreira Alves representa uma perda enorme ao mundo jurídico, não só de um brilhante professor ou um civilista de vanguarda, como também de um juiz constitucional que exerceu a jurisdição com muita personalidade e de forma emblemática, tendo contribuído sobremaneira para a construção da jurisprudência da Suprema Corte”.

Gilmar Mendes: “Meus profundos sentimentos à família de um dos maiores juristas desta geração constitucional: Moreira Alves. Deixa um legado incontornável de magistério, jurisprudência e teoria do direito. O STF não seria o que é hoje sem Moreira. Agora parte para se fazer eterno”. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário