Política

Ministros do STJ serão escolhidos em sessão no dia 11 de maio

Presidente e vice-presidente do órgão também serão determinados na sessão

Por Da Redação
Ás

Ministros do STJ serão escolhidos em sessão no dia 11 de maio

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Superior Tribunal de Justiça decidiu antecipar a sessão para define os nomes dos indicados para as duas vagas abertas na Corte para o dia 11 de maio, às 9h. Anteriormente, a escolha estava agendada para acontecer no dia seguinte, 12 de maio.

Também devem ser definidos os próximos presidente e vice-presidente do Tribunal na sessão remarcada. As informações são do Poder360.

Na sessão, os ministros poderão formular duas listas tríplices ou uma quádrupla que deverá ser entregue ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A escolha pelo chefe do Executivo deve seguir a seleção feita pelo STJ.

Caso a Corte opte lista quádrupla, como aponta o Poder360, Bolsonaro terá que nomear 2 dos 4 candidatos apresentados pelo STJ, em vez de ter 6 opções.

Além disso, o site informou que o juiz federal Paulo Sérgio Domingues, do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) é o nome favorito para figurar na lista de indicação a uma das duas vagas.

Ministros também apontam que os juízes Ney Bello (TRF-1) e Messod Azulay (TRF-2) também são nomes cotados. Já para a 4ª vaga na lista ainda não há muita certeza, sendo cogitados nomes como Fernando Quadros da Silva (TRF-4) e de Daniele Maranhão (TRF-1).

Para defender a autonomia do STJ para indicar seus próprios pares, os ministros apadrinhados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) não são os mais considerados. Como, segundo ministros, dois candidatos que acabaram perdendo força no processo: Carlos Pires Brandão (TRF-1), apoiado por Nunes Marques, e Aluisio Gonçalves (TRF-2), apoiado por Luiz Fux.

Confira a lista completa de postulantes ao STJ:

TRF-1:
Carlos Augusto Pires Brandão;
Daniele Maranhão Costa;
Marcos Augusto de Sousa;
Mônica Sifuentes;
Néviton Guedes;
Ney Bello.

TRF-2:
Aluisio Gonçalves de Castro Mendes;
Messod Azulay Neto.

TRF-3:
Paulo Sérgio Domingues

TRF-4:
Fernando Quadros da Silva;
João Pedro Gebran Neto;
Leandro Paulsen;
Victor Luiz dos Santos Laus;
Vivian Josete Pantaleão Caminha.

TRF-5:
Cid Marconi Gurgel de Souza.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.