Ministros podem estar insatisfeitos com condução de Luiz Fux na presidência do STF
Falta de críticas públicas ao governo podem ter desencadeado insatisfações
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Há menos de seis meses de finalizar o seu mandato na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luiz Fux está sendo acusado pelos seus demais colegas de não estar fazendo a defesa institucional da corte diante das provocações do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com os jornalistas da Folha, Matheus Teixeira e Marcelo Rocha, as críticas internas a postura do magistrado têm aumentado.
Um dos fatores que levaram a essa conclusão é o fato do ministro Fux não ir a público rebater as falas em que o presidente da República cogita fraudes nas eleições, bem como, sobre a decisão de Bolsonaro de conceder perdão de pena a Silveira um dia após o Supremo condená-lo a 8 anos e 9 meses de prisão por falas contra a corte.
Segundo os jornalistas, o presidente do Supremo convidou os dez colegas para um almoço de comemoração de seu aniversário. Contudo, três dos convidados não compareceram a comemoração. A ausência é apontada nos bastidores como indício do enfraquecimento de liderança à frente do STF.