Míssil de cruzeiro russo contra Ucrânia viola espaço aéreo da Polônia
Segundo o Comando Operacional das forças armadas, a violação durou cerca de 40 segundos
Foto: Reprodução
Durante aproximadamente 40 segundos, o espaço aéreo polonês foi violado por um dos mísseis de cruzeiro lançados pela aviação da Federação Russa, conforme indicado pelo comando operacional das forças armadas, por meio da rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.
O míssil foi detectado pelos radares militares voando sobre o espaço polonês à altura da aldeia de Oserdow, no leste do país, onde permaneceu por 39 segundos antes de prosseguir em sua trajetória. O exército polonês afirmou que está constantemente monitorando a situação na região ucraniana e mantém-se em estado de alerta para garantir a segurança do espaço aéreo nacional.
Após o incidente, todos os procedimentos necessários foram ativados para assegurar a segurança do espaço aéreo polonês, incluindo a mobilização da aviação polonesa e de aliados, conforme informado pelo comando operacional das forças armadas em comunicado citado pela AFP.
Este não é o primeiro incidente desse tipo, visto que em dezembro um míssil russo também adentrou o espaço aéreo polonês antes de seguir em direção à Ucrânia. Em novembro de 2022, um míssil ucraniano atingiu a aldeia polonesa de Przewodow, próxima à fronteira com a Ucrânia, resultando na morte de dois civis. As autoridades permanecem vigilantes diante desses acontecimentos.