Economia

MME e BNDES estabelecem grupo de trabalho para transição energética

Ministro Alexandre Silveira encontrou o presidente do banco, Aloizio Mercadante

Por Da Redação
Ás

MME e BNDES estabelecem grupo de trabalho para transição energética

Foto: Tauan Alencar/MME

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu terça-feira (5) com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Durante o encontro, foi estabelecida a criação de um grupo de trabalho para abordar temas essenciais visando impulsionar a transição energética. 

Alguns dos assuntos discutidos foram o apoio ao programa de Descarbonização da Amazônia, a internalização da cadeia de painéis fotovoltaicos e a cadeia do lítio, além do financiamento de empresas que atuem na construção de linhas de transmissão de energia elétrica.

“Mercadante tem uma vasta experiência e conhecimento nas mais diversas áreas e se mostrou muito aberto às nossas pautas. Montamos esse grupo de trabalho para que possamos debater o apoio com investimentos em áreas que são extremamente importantes do nosso Ministério e que vão beneficiar diretamente as brasileiras e brasileiros, promovendo o desenvolvimento econômico e social em diversas regiões”, destacou Silveira.

A pauta mais importante debatida na reunião foi o programa de Descarbonização da Amazônia, que vai reduzir a energia gerada por termelétricas a óleo diesel consumida na região. De acordo com o ministro Alexandre Silveira, até 2030, as termelétricas a óleo devem gerar somente 20% da energia consumida na região amazônica. O programa pretende substituir essas usinas por painéis solares e biodiesel. O projeto deve movimentar R$ 10 bilhões em investimentos.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.